Diário

Área de proteção ambiental pega fogo em Campos do Jordão; outras cidades da região também têm focos de incêndio

Outros municípios da região enfrentaram grandes focos de incêndio, com equipes de emergência ainda trabalhando no combate e sem registros de vítimas

Marcelo Caltabiano | Data: 09/09/2024 23:00

Uma extensa área no entorno do Horto Florestal em Campos do Jordão pegou fogo nesta segunda-feira, 9. As informações são de que o incêndio no local começou por volta das 11h. A área é de proteção ambiental. A contenção principal do incêndio foi feita por moradores da região que atuaram como voluntários.


A reportagem conversou com Matheus Toninnato, que disse que logo que viu as chamas começou a atuar no combate junto de outros três moradores da região. Ele disse ao T7 News que atuavam com abafadores improvisados e sopradores de jardim para tentar conter as chamas. Eles pararam ao anoitecer. 

Do alto da colina na região do Horto Florestal é possível ter uma dimensão do tamanho do estrago causado pela queimada, os bairros ficaram tomados pela fumaça, com um forte cheiro de queimada.


A reportagem conversou também com outro morador que levou os bombeiros até o final do terreno onde ele é caseiro para mostrar a dimensão da chama, mas segundo o proprio morador o bombeiro disse que a chama logo iria se extinguir quando alcançasse um riacho.

Campos do Jordão

Outras áreas de Campos do Jordão também sofreram com as queimadas nesta segunda-feira, no Morro da Santa Casa, próximo, no bairro Abernéssia, por volta de 11h, um incêndio atingiu uma Área de Proteção Ambiental. Equipes da Defesa Civil municipal, Fundação Florestal e Corpo de Bombeiros atuaram no combate. Não há registro de vítimas.

Ainda não foi contabilizada a área queimada em Campos do Jordão nesses últimos incêndios registrados.

Vale do Paraíba

Neste domingo, 8, diversos municípios da região enfrentaram incêndios florestais de grandes proporções. Em Cunha, as chamas começaram durante a noite, por volta das 20h, e atingiram uma área de mata e vegetação natural na Estrada do Cilinto. Até a tarde desta segunda-feira, 9, o fogo havia consumido aproximadamente 100 mil metros quadrados. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil municipal estão no local, e não há registro de vítimas.

Em São Bento do Sapucaí, o incêndio teve início por volta das 18h deste domingo e se espalhou por uma Área de Proteção Ambiental na Estrada Major Pereira. A Defesa Civil informou que o combate às chamas continuou até a madrugada de segunda-feira e prosseguiu ao longo do dia. A área total afetada ainda não foi totalmente dimensionada.

Bananal também foi afetada por um incêndio no final da tarde de domingo. O fogo, que atinge a região do Sertão do Hortelã, na Serra da Bocaina, foi registrado como de grandes proporções. As causas do incêndio são desconhecidas, mas as chamas estão devastando tanto vegetação nativa quanto áreas de pastagem. Na manhã de segunda-feira, uma viatura da Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários, estavam envolvidos no combate às chamas. O incêndio em Bananal já consumiu pelo menos 236 hectares, equivalente a mais de 2,3 milhões de metros quadrados, sem vítimas.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais