Post

Qual a relevância da inteligência artificial no processo educacional de ensino e aprendizagem?

Parece muito promissor que a Inteligência artificial seja ótima para o desenvolvimento da educação e a melhoria do processo de ensino/aprendizado.

Glauco Santos | Data: 04/07/2023 21:26

Qual a relevância da inteligência artificial no processo educacional de ensino e aprendizagem?


A inteligência artificial (IA) é altamente relevante no processo educacional de ensino e aprendizagem. Ela permite a personalização da aprendizagem, adaptando o conteúdo às necessidades individuais dos alunos. Além disso, a IA oferece suporte individualizado, fornece feedback imediato e contínuo, e cria recursos interativos e envolventes. A análise de dados educacionais pela IA ajuda a identificar padrões e lacunas no ensino, levando a decisões informadas para aprimorar a eficácia do currículo e das estratégias de ensino. A IA também pode superar barreiras geográficas e econômicas, ampliando o acesso à educação. Em resumo, a IA melhora a qualidade, a personalização e a acessibilidade da educação, beneficiando tanto alunos quanto educadores.

Parece muito promissor que a Inteligência artificial seja ótima para o desenvolvimento da educação e a melhoria do processo de ensino/aprendizado, até mesmo porque o parágrafo acima foi escrito por ela mesma.

Em sala de aula, me deparei com uma situação quando solicitei aos alunos algumas pesquisas e notei em alguns que, a única fonte de pesquisa foi o CHAT GPT. No momento isso me causou um incomodo porque, embora a IA, trouxesse informações acertadas acerca dos temas solicitados, fiquei preocupado com o processo. Esse incomodo me levou à uma reflexão, sobre o período quando eu era criança e tinha que fazer meus trabalhos indo até a biblioteca de Ubatuba. Me lembro de orientações de professores e familiares de como utilizar e buscar temas, utilizando uma enciclopédia, por exemplo. Pode parecer saudosista, porém peço sua atenção justamente na reflexão do processo de busca criteriosa pela informação de qualidade e fidedigna. Minha orientação aos alunos foi no caminho de melhorar seus critérios de pesquisa, focando principalmente na busca de fontes confiáveis.

Não vejo a Inteligência Artificial como uma ameaça e sim como uma ferramenta e, que não pode, e não deve, ser a única. O desafio é como integrar essa nova ferramenta nesse processo.

Como curiosidade fiz uma nova pergunta à IA. Veja a resposta.

Poderia me dizer o que pensa sobre o uso inadequado da Inteligência artificial por alunos durante o processo de ensino aprendizagem?

Em resumo, embora a IA possa trazer benefícios significativos para o processo de ensino-aprendizagem, seu uso inadequado pelos alunos pode resultar em dependência excessiva, falta de compreensão aprofundada, risco de desinformação, ausência de interação humana e questões éticas e de privacidade. Portanto, é importante que os alunos sejam orientados sobre o uso responsável e crítico da IA como uma ferramenta auxiliar, equilibrando-a com as interações humanas e o desenvolvimento de habilidades fundamentais.
Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais