Desconstrução artística e cultural
Dan Barros, faz sua estreia como colunista no portal T7 News
Analisando as novas tendências mundiais tenho um pouco de receio do que vem a seguir.
Antigamente nós ouvimos uma música que era construída por um poeta por conta de um sentimento puro voraz, latente ,real .
Tão latente e real que o conduziram a escrever o poema
Ouvindo essa música e lendo este poema nos sentíamos inspirados de forma quase que Divina a amar ,a nos apaixonar ,a ver a vida com a beleza das multicores que um poema romântico pode proporcionar no coração de uma pessoa.
Há pouco tempo atrás nos inspirávamos com filmes incríveis que traziam a noção de heroísmo e coragem que é necessário para a vida ou que traziam as relações de amor e de ódio que vivemos às vezes em nossa existência.
A arte era produzida por um impulso do que tem dentro do homem, quase sempre sentimentos nobres profundos e puros.
Hoje temos músicas sendo construídas por inteligência artificial e filmes sendo produzidos com base na busca impressa no algoritmo das plataformas
Nos dias atuais os filmes são construídos a partir da busca que é realizada nos sistemas de pesquisa dos bancos de dados gerais
Ou seja constrói-se a arte hoje de maneira plástica frágil sem profundidade e a partir de algoritmos e cálculos realizados pela inteligência artificial.
De onde virá a nossa inspiração no futuro?
De que maneira vamos entender a vida ???
Qual será o nosso ponto de vista a respeito de nós mesmos e da nossa sociedade se a arte que consumimos não nos desafia não nos provoca não nos orienta não nos apaixona a arte que consumimos nos dias atuais é um fruto da nossa demanda egoísta e da nossa busca individual ,é “eu” servindo de espelho para a construção dessa arte que também vai trafegar no eu….
Quando o poeta escreveu “ somewhere over the rainbow” ( em algum lugar além do arco íris) quantas quantas e quantas emoções podia se perceber em cada frase quando o cantor cantou you’ve Lost your loving feeling ( você perdeu seu sentimento de amor) quais são os sentimentos e emoções necessários para nos conduzir até a escrita de um poema como esse…
Para mim de onde vejo, nossa juventude não vai saber o que é ser provocado pela arte, porque eles estão comendo subproduto retroalimentado de suas próprias mediocridades….
Que a espiritualidade nos ajude a ver com nossos sentimentos e não através das lentes toscas da inteligência artificial e seus múltiplos algoritmos
Mundo eletrônico
Vida liGADO...